Minicursos

Ementa: Diante das necessidades de ensinar e aprender em um contexto social onde as tecnologias e mídias integram o cotidiano dos alunos, o professor terá na formação pedagógica em tecnologias educacionais uma oportunidade de dinamizar e qualificar sua prática. Além disso, a oficina propõe dialogar sobre as diferentes linguagens que aproximam o professor dos alunos e promovem a aprendizagem colaborativa.

Ministrantes: Profa. Ma.Jemima Silvestre da Silva (UERN)
Profa. Ma. Marília Costa de Souza (SEDUC)
Profa. Ma. Francisca Francione Vieira de Brito (UERN)

Horário: 13h30 - 17h30
Data: 11 e 12 de Abril de 2018
Local: Sala 02 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 8 horas
 

Ementa: O minicurso pretende descomplicar e desmitificar a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir da discussão e apresentação de estratégias para escrita e correção de redações de candidatos ao exame, tendo em vista, principalmente, as diretrizes e os procedimentos utilizados por avaliadores. Destina-se, pois, a alunos concluintes do Ensino Médio inscritos no exame, a professores de língua portuguesa de Educação Básica e alunos de cursos de graduação de licenciaturas em Letras e Pedagogia.

Ministrante: Prof. Dr. Ananias Agostinho da Silva (UFERSA)

Horário: 14h00 - 17h00
Data: 11 de Abril de 2018
Local: Sala 03 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 4 horas

Ementa: Esta oficina objetiva ampliar o leque de atividades musicais trabalhadas pelo professor desde a educação infantil até os últimos anos do fundamental.

Ministrante: Prof. Me. Alexandre Milne-Jones Náder (UERN)
Profa. Ma. Flávia Maiara Lima Fagundes (UERN)

Horário: 13h30 - 16h00
Data: 11 de Abril de 2018
Local: Sala 04 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 5 horas

Ementa: Ensinar é um processo por meio do qual o professor possibilita a mediação entre o cérebro do seu aluno e os conteúdos. É um processo baseado na capacidade plástica do cérebro humano. Os métodos ativos surgem como uma proposta de atitudes e procedimentos cujo intuito é fornecer a alunos e professores o máximo controle sobre seus processos de ensino-aprendizagem. A prática baseada em métodos ativos tem em seus objetivos conduzir o aluno no caminho de construção do seu próprio conhecimento, tornando-o, por consequência, sujeito autônomo, crítico e reflexivo. Aprender é um ato voluntário do aprendiz. Pressupõe, portanto, atenção e motivação do aprendiz. Sem esses elementos, qualquer método, sobretudo os métodos ativos, se tornam vazios. Este minicurso trata de uma introdução à algumas propostas de metodologias ativas de ensino-aprendizagem bem como de uma breve exposição aos procedimentos e ferramentas para a sua execução em sala de aula.

Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Nunes Coelho (IFRN)

Horário: 14h00 - 17h00
Data: 11 de Abril de 2018
Local: Sala de projeção IV (IFRN)
Carga horária: 4 horas

Ementa: Abordar conceitos e características acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em um contexto educacional, citando ferramentas, programas e ações que objetivam disseminar estes recursos para fins educacionais de forma clara e objetiva, além de focar nos desafios e papel dos professores frente a estes novos desafios em tempos de crise.

Ministrante: Prof. Me. Ulisses de Melo Furtado (UFERSA)

Horário: 14h00 - 17h00
Data: 12 de Abril de 2018
Local: Sala 05 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 4 horas

Ementa: O grande volume de pesquisas acadêmicas exige que o pesquisador estabeleça recortes, selecione temas para a investigação, elabore uma boa justificativa, revise a metodologia e produza um trabalho final que não seja “apenas mais um” dentre tantos outros que tratam de um determinado assunto. Nesse minicurso, apresentamos o Estado da arte (ou do conhecimento) e a sua construção, como uma etapa necessária e relevante para o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica.

Ministrante: Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN)
Prof. Ms. José Gerardo Bastos da Costa Júnior (IFRN)
Mestranda Francisca Leidiana de Souza (IFRN)

Horário: 13h30 - 17h30
Local: Sala de Projeção III (IFRN)
Data: 11 de Abril de 2018
Carga horária: 4 horas

Ementa: I – Porque tratar desse assunto na escola?
II – Nem tudo é tão simples como parece
III – Pensando, Praticando e Construindo o gênero e a sexualidade na sala de aula

Ministrantes: Prof. Homero Henrique de Souza (SEDUC)
Profa. Iara Danielle Ferreira Bandeira (SEDUC)

Horário: 13h00 - 17h00
Data: 11 e 12 de Abril de 2018
Local: Sala 06 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 8 horas

Ementa: O minicurso  se propõe a contribuir para disseminar e socializar o processo de elaboração de Projetos de Pesquisa para iniciantes que aspiram dar continuidade a vida acadêmica, quer seja no mestrado ou doutorado.  Para tanto apresenta metodologia participativa na qual as duas professoras apresentam a partir de suas experiências como pesquisadoras os elementos constitutivos de um Projeto de pesquisa, abordando desde a escolha do tema a elaboração do projeto.

Ministrantes: Profa. Dra. Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (UERN)
Profa. Dra. Marcia Betania de Oliveira (UERN) 

Horário: 13h30 - 17h00
Local: Sala 07 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Data: 11 e 12 de Abril de 2018
Carga horária: 8 horas

Ementa: O minicurso pretende tratar da diversidade cultural e das relações étnico-raciais na educação. Para tanto, recorrerá a imagens fotográficas e conteúdos em materiais audiovisuais que remetem à temática proposta. A reflexão sobre o uso de fotografias e recursos audiovisuais no ensino de conteúdos sobre a diversidade cultural e as relações étnico-raciais terá como suporte teórico autoras e autores das Ciências Humanas, como Angela Davis, Frantz Fanon, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Lília Schwarcz, Kabengele Munanga, dentre outras/os.

Ministrantes: Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho (UERN)

Horário: 13h00 - 17h00
Data: 12 de Abril de 2018
Local: Sala 08 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 4 horas

Ementa: Estudos sobre a proposta metodológica dos Núcleos de Significações como procedimento para análises das informações produzidas no âmbito das pesquisas.   Será realizada discussão sobre  as ideias chave acerca da proposta dos Núcleos de Significações e apresentação de análises realizadas a partituras da referida proposta. 

Ministrantes: Profa. Dra. Antônia Batista Marques (UERN) 
Profa. Dra  Elza Helena da Silva Costa Barbosa (UERN)
Profa. Dra. Sílvia Maria Costa Barbosa (UERN)

Horário: 14h00 - 17h00
Data: 12 de Abril de 2018
Local: Sala 03 da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 4 horas

Ementa: A inclusão já e uma realidade na escola brasileira. Por isso, há necessidade de formar professores para a educação básica que saibam lidar com a inclusão em suas salas de aula. Com o professor de química não é diferente. Mas como eles estão lidando essa nova realidade? Como lidar com essa diversidade na sala de aula? Mais especificamente, como ensinar química a todos alunos, incluindo os com deficiência visual que não tem acesso a muitas informações utilizadas em sala de aula?

Ministrantes: Prof. Dr. Gerson Mól (UnB)

Horário: 09h00 - 11h00
Data: 12 de Abril de 2018
Local: Sala de Multimídia da Faculdade de Educação (FE/UERN)
Carga horária: 4 horas