VI Senacem: Seminário Nacional do Ensino Médio Base nacional, currículo e práticas inovadoras: caminhos para a escola de qualidade O VI Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) e o IV Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade (ENACEI), com o tema Base nacional, currículo e práticas inovadoras: caminhos para a escola de qualidade, pautam a perspectiva da construção do currículo na escola, por meio de saberes, culturas e ciências para uma educação de qualidade. O evento tem como propósito constituir-se como espaço de discussões e debates para pesquisadores (as), estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação, professores (as) universitários (as) e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam as práticas inovadoras na escola. As atividades do evento pretendem servir como espaço de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras com foco em reflexões e experiências interdisciplinares, aproximando investigadores e investigadoras da educação de diferentes matizes teóricas. Com tal intuito, pretendemos discutir caminhos para potencializar o fortalecimento da aprendizagem na escola inclusiva, diversa e com qualidade. Assim, enfatizamos as pesquisas desenvolvidas nas escolas em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país. A socialização das pesquisas ocorrerá por intermédio da sistematização de 16 (dezesseis) Grupos de Discussão (GD), considerando os eixos estruturantes do seminário, que são: 1. Qualidade no ensino e políticas curriculares; 2. Práticas inovadoras e juventudes; 3. Inclusão e diversidades. A soma de esforços e apoios de expressivas instituições acadêmicas parceiras, como a UFERSA, o IFRN, o IFCE, a UECE, a UFC, a UFPB, o UFRN, a UERJ, a UFRJ, a UFMT, entre outras, com as Secretarias do Estado do RN e do Município de Mossoró e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e os currículos escolares, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos. A construção coletiva do SENACEM/ENACEI, com a determinação de muita gente comprometida com a escola pública, já ocupa lugar importante no debate sobre a qualidade do ensino. Vamos ao debate! Sobre o SENACEM – Histórico Em 2011, o primeiro Seminário Nacional do Ensino Médio - Senacem, intitulado “História, mobilização e perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola, enfatizando os processos históricos, políticos e ideológicos que permeavam a educação básica. O evento atingiu a participação de 600 pessoas. Em 2012, a segunda edição abordou a temática “Profissão docente, currículo e novas tecnologias”. O evento propiciou espaços de debates para pesquisadores (as) com experiências em diversas áreas de formação e diferentes regiões do país, discutindo os desafios e as possibilidades contemporâneas para a docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino Médio. Atingiu a participação de 950 pessoas. Em 2013, a terceira edição se apresentou como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigorosa e de conjunto da realidade educacional que envolve o Ensino Médio. Seu objetivo foi o de contribuir, fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas. O evento alcançou um público de 1.150 pessoas. Em 2016, a quarta edição privilegiou a temática “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”. Tal temática favoreceu a reflexão sobre os rumos que a política do ensino médio tem tomado, pensando sobre os processos mediativos do mesmo em relação à questão curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. O público ultrapassou 1.200 participantes de diversas partes do país. Em 2018, a quinta edição trouxe o tema “A escola que persiste: desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise” com a proposta inovadora de aproximação maior com docentes, discentes e os profissionais da educação básica, tornando efetiva a necessária conjugação de saberes entre a escola e a universidade. O público ultrapassou 1.200 participantes. Sobre o ENACEI – Histórico Em 2016, a primeira edição do Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na escola pública (ENACEI) privilegiou a temática “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”, favorecendo a discussão em torno dos rumos que a política do ensino tem tomado, refletindo sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Mais de 600 (seiscentos) participantes de diversas partes do país realizaram discussões e debates sobre políticas educacionais, currículos, produção, apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A produção bibliográfica foi significativa, contando com a apresentação e publicação de 300 (trezentos) trabalhos nos anais do evento. As conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Em 2017, o II ENACEI trouxe como tema “Desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise”, propondo aproximação maior com docentes e discentes da educação básica, tornando efetiva a necessária conjugação de saberes entre a escola e a universidade. A segunda edição atingiu a participação de 800 (oitocentas) pessoas entre professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da secretária de educação e do MEC. A produção bibliográfica também, mais uma vez, mostrou-se significativa com a publicação de 400 (quatrocentos) trabalhos apresentados nas comunicações e publicadas nos anais do evento. Como na edição anterior, as conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE. O III Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade (ENACEI), em 2019, com o tema Base Curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola, discutiu a construção do currículo interdisciplinar na escola por meio de saberes, culturas e ciências. Atingimos mais de 1000 (mil) participantes. Quase 500 trabalhos foram publicados nos anais dos eventos. 01 Discutir as possibilidades, apropriações e implicações da base nacional para a educação de qualidade; 02 Propiciar a socialização de práticas inovadoras que impulsionam a construção da escola de qualidade; 03 Analisar saberes, culturas e ciências necessários para a construção do currículo de qualidade na escola tomando como referência a normatização de uma base curricular na escola; 04 Divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras, que envolvam professores e técnicos das secretarias estaduais de educação no debate sobre a qualidade do ensino; 05 O VI Senacem como ambiente que visa propiciar o debate acadêmico, aproximando da realidade escolar, será importante momento de produção de conhecimento. Assim, esperamos que o evento contribua para: 1. Fortalecer o debate acadêmico sobre as práticas inovadoras para uma escola de qualidade, com foco nos sujeitos escolares, nas docências e nas contribuições da base nacional para o projeto de inovação escolar; 2. Aproximar pesquisadores e discentes que discutem a temática com professores e gestores da educação básica, visando a construção de redes e intercâmbio que contribuam para a melhoria dos processos educacionais/escolares, além de possibilitar a construção de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses sobre o tema; 3. Contribuir para a produção científica de artigos, de professores e alunos, a serem apresentados como comunicação oral e nos minicursos, que serão publicados nos anais do evento, no livro sobre educação de qualidade e na revista Ensino Interdisciplinar (UERN), entre outras revistas acadêmicas. 4. Possibilitar a aproximação dos programas de pós-graduação da UERN com outros programas já consolidados, como por exemplo da UFRN, da UFAL, da UECE, da UFC e da UERJ; 5. Incrementar o intercâmbio cultural/científico para professores e alunos dos programas de pós-graduação da UERN (PosEduc, Profensino, Posensino, Profletras etc) com outras perspectivas de docência e discência, visando o trânsito de professores e alunos entre os programas de pós-graduação; 6. Contribuir com a cultura científica escolar possibilitando que a escola apresente e discuta suas experiências exitosas e as atividades científicas, com centro na escola de qualidade, focando no desenvolvimento do senso crítico em busca da (re) construção da escola pública.
IV Enacei: Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública