V SENACEM: Seminário Nacional do Ensino Médio A quinta edição do Seminário Nacional do Ensino Médio, em conjunto com o segundo Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, pauta os “Desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise”. Em 2018, objetivamos, primeiro, fazer um balanço das conquistas realizadas nas últimas décadas, já reconhecendo os avanços obtidos em diversos níveis, e, segundo, percebendo o momento de grave instabilidade do país, discutir caminhos para potencializar o fortalecimento da escola pública inclusiva, diversa e com qualidade do ensino. Em parte, assim, reconhecemos os avanços nos processos educacionais, na mesma medida que analisamos que muito ainda há por ser feito, mas sempre reafirmando a necessidade de não admitir retrocessos diante do quadro crítico que, temporariamente, esperamos, aflige a escola e a sociedade como um todo. Como nas edições anteriores, o evento tem como propósito constituir-se como espaço de discussões e debates para pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino (fundamental e médio). As atividades dos eventos deverão servir, também, como espaço privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. Nestas atividades, como continuidade positiva, oriundas das experiências das duas últimas edições, estamos envolvendo alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), apostando na aproximação docentes/discentes, universidades/escolas, como um dos caminhos novos para a construção do êxito do ensino, com inclusão e diversidade. Daremos, então, ênfase a participação de alunos da Educação Básica em todas as atividades do evento (da organização a apresentação de trabalhos), mas principalmente na “Amostra de Experiências Exitosas nos Processos de ensino e aprendizagem” e nos “Salões de Trabalhos Científicos”. Desse modo, o V Senacem/II Enacei, com foco no mote da inclusão, da diversidade e da imprescindível busca pela qualidade no ensino, tomando como contexto a situação de crise que vivenciamos, continuará o debate sobre as políticas curriculares para o Ensino Médio e para a Educação Básica, de forma geral, e as incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas. Esse debate dá ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade contemporânea, buscando aproximar escolas públicas e universidades e, ainda, envolvendo professores e alunos no processo de construção e socialização dos saberes. Com tal intuito, o evento pretende favorecer espaços de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes, discentes, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da escola), visando apontar o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as transformações teóricas e práticas que envolvem os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Nesse cenário, o debate levará em conta as políticas governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC), principalmente para o ensino e seus reflexos e impactos na escola pública. Assim, pretende-se enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas sobre juventudes, inclusão, qualidade no ensino e diversidades em todo o Nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do País. A socialização das pesquisas ocorrerá por intermédio das sistematização dos Grupos de Discussões (GD), considerando três eixos estruturantes do seminário que são: Qualidade no Ensino e Políticas Curriculares, Juventudes, Inclusão e Diversidades na Escola Pública e Ciências, Interdisciplinaridades e Saberes na Educação Básica. O referido evento é sediado na Faculdade de Educação (FE), com realização do Grupo de Estudo Contexto e Educação (Contexto – CNPq/FE) e Grupo de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE - UERN/FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró e da Secretaria de Estado da Educação da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC). Conta, ainda, com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A aglutinação dessas expressivas instituições acadêmicas com as Secretarias do Estado e Município de Mossoró e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e os currículos escolares, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos. A construção coletiva do SENACEM/ENACEI, apesar de trilhar as primeiras edições, já ocupa lugar importante no debate sobre o Ensino Médio. Em 2011, o I Seminário Nacional do Ensino Médio, intitulado: “História, Mobilização e Perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola, enfatizando os processos históricos, políticos e ideológicos que permeavam a educação básica. A iniciativa do evento possibilitou socializar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio, mobilizando pesquisadores com diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente, do nordeste brasileiro, mas com trânsito intelectual nas outras regiões do País. Naquele momento, o evento contribuiu para suscitar o debate teórico e epistemológico, assim como as reflexões e repercussões do fazer pedagógico no Ensino Médio, analisando suas possibilidades, potencialidades, limites e problemas. A parceria entre os pesquisadores resultou na publicação dos anais do evento com 400 (quatrocentos) trabalhos que foram apresentados a partir dos eixos temáticos discutidos. Outro significativo resultado das conferências ministradas no Seminário foi a publicação do livro Ensino Médio: políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar, pela Editora CRV (Curitiba). Com uma tiragem de 1.000 mil exemplares, o livro foi quase totalmente vendido, em apenas um ano de lançamento. Esse livro tem sido divulgado em vários eventos científicos e acadêmicos nas universidades parceiras, assim como na Associação Nacional dos Pesquisadores em Educação (ANPED), em 2012, além de ser adotado como material de leitura e discussão nos cursos de graduação e pós-graduação da UERN, entre outras. Em 2012, o II SENACEM abordou a temática “Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias”. O evento propiciou espaços de debates para pesquisadores com experiências em diversas áreas de formação e diferentes regiões do País, discutindo os desafios e as possibilidades contemporâneas para a docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino Médio. Nessa edição, os vínculos entre as instituições parceiras foram fortalecidos com a integração do ensino de graduação e pós-graduação com a participação dos programas formativos (PET, PIBIC, PIBID e PIM). O estímulo para o envolvimento dos discentes vinculados aos programas formativos foi fomentado nas atividades desenvolvidas em parcerias com os professores nas coordenações das diversas atividades do Seminário (Grupos de discussão, minicursos, apresentações de trabalhos). Como resultado dessa soma de esforços, o II SENACEM atingiu a participação de 950 pessoas (professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da Secretaria de Educação e do MEC). A produção bibliográfica também se mostrou significativa com a publicação de 300 (trezentos) trabalhos apresentados nas comunicações nos anais do evento. Como no primeiro SENACEM, as conferências foram publicadas em Livro pela Editora Edições UFC. Em 2013, com as experiências e a acentuada parceria construídas nos últimos anos o III SENACEM se apresentou como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigorosa e de conjunto da realidade educacional que envolve o Ensino Médio. Seu objetivo foi o de contribuir, fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas, continuando na trilha de construção, uma educação de qualidade social, comprometida com os sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileira. Como resultado do acúmulo de forças das edições anteriores, o III SENACEM alcançou um público de 1.150 pessoas (professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da Secretaria de Educação e do MEC). A produção bibliográfica também se mostrou significativa com 500 (quinhentos) trabalhos apresentados nas comunicações e publicados nos anais do evento. Como nas duas últimas edições do SENACEM, as conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE. Em 2016, na IV edição do Seminário Nacional do Ensino Médio, em concomitância com o primeiro Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (I ENACEI), privilegiou a temática: “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”. Tal temática favoreceu a reflexão sobre os rumos que a política do ensino médio tem tomado, pensando sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. O público ultrapassou 1.200 participantes de diversas partes do país os quais vivenciaram momentos de discussões e debates sobre políticas educacionais, currículos, produção, apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A produção bibliográfica, mais uma vez, foi significativa contando com a publicação de 700 (setecentos) trabalhos apresentados nas comunicações nos anais do evento. Como nas edições anteriores do SENACEM, as conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE, chancelada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Para 2018, o V Seminário Nacional do Ensino Médio (V SENACEM) e o II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (II ENACEI) trazem como tema “A escola que persiste: Desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise” com a proposta inovadora de aproximação maior com docentes, discentes e os profissionais da educação básica, tornando efetiva a necessária conjugação de saberes entre a Escola e a Universidade. Assim, além de mantermos o elevado padrão acadêmico, continuamos com as parcerias, grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e professores de dezenas universidades brasileiras, juntos enfrentaremos o desafio de reunir no mesmo espaço o acadêmico e o escolar, acreditando que os saberes são/serão construídos horizontalmente, sem hierarquias, aprendendo/ensinando com a escola e a universidade. 01 Discutir os desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise; 02 Analisar as possibilidades formativas interdisciplinares na Escola Básica; 03 Analisar as políticas curriculares para a Educação Básica e as incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas; 04 Divulgar resultados de pesquisas sobre as políticas de educação básica de forma geral, com ênfase para o Ensino Médio, desenvolvidas em universidade brasileiras, que envolvam professores, alunos e/ou técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação no debate sobre a qualidade do ensino; 05 06 07
08 09 10
II ENACEI: Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública
A ESCOLA QUE PERSISTE: DESAFIOS PELA INCLUSÃO, DIVERSIDADE E QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO DE CRISE
Daniel Cara
É Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É membro titular do Fórum Nacional de Educação (desde 2010) e do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. É colunista do UOL Educação (Grupo Folha) e possuiu blog na Revista Educação (Editora Segmento). Foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional.
É Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É membro titular do Fórum Nacional de Educação (desde 2010) e do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. É colunista do UOL Educação (Grupo Folha) e possuiu blog na Revista Educação (Editora Segmento). Foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional.
É Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É membro titular do Fórum Nacional de Educação (desde 2010) e do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. É colunista do UOL Educação (Grupo Folha) e possuiu blog na Revista Educação (Editora Segmento). Foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional.