O Grupo de Discussão (GD) é destinado para recebimento, avaliação e apresentação dos trabalhos (resumos expandidos e trabalhos completos), os quais serão publicados nos anais dos eventos, nas revistas parceiras ou no e-book, contanto que sejam enviados no prazo estabelecido e atendam às normas de formatação do respectivo template.
Escolha o GD que mais se aproxime de seu trabalho e envie para o respectivo e-mail (disponibilizado abaixo do título de cada grupo de discussão). A comissão organizadora, por questões de afinidade, poderá fazer realocação de trabalhos para outro GD, caso julgue necessário.
Clique no GD abaixo para mais informações.
GD 01: Uso das novas tecnologias na educação e no ensino
E-mail: senacem.gd01@gmail.com
Coordenação: Profa. Dra. Regina Santos Young
Ementa: Cibercultura e Educação. Práticas educativas e tecnologias digitais. Tecnologias Assistivas na Educação. Educação on-line, EaD e ensino híbrido. Temas emergentes sobre o uso de tecnologias digitais da Educação.
GD 02: Base Nacional Comum Curricular: práticas, políticas, perspectivas, avaliação
E-mail: senacem.gd02@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Márcia Betânia Oliveira
Profa. Dra. Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
Ementa: Reúne trabalhos que abordam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sua avaliação e perspectivas enquanto política educacional. Discute pesquisas que destacam práticas voltadas para fazer valer a BNCC em contextos diversos (escolas, Secretarias de Educação, ou outros).
GD 03: Educação, cultura, sociedade e direitos sociais
E-mail: senacem.gd03@gmail.com
Coordenação: Profa. Dra. Josélia Carvalho de Araújo
Ementa: Políticas públicas de educação. Legislação brasileira de educação e direitos educacionais. Políticas de inclusão e igualdade educacional. Desafios e perspectivas de educação no Brasil. Identidade cultural e e diversidade. Políticas de valorização e preservação do patrimônio cultural. acesso à cultura como direito social. Participação cidadã e construção da sociedade. Direitos Sociais: noções, garantia e efetivação de direitos sociais.
GD 04: História, memória e narrativas no ensino
E-mail: senacem.gd04@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza
Prof. Dr. Leonardo Leonidas de Brito
Ementa: Reúne estudos acerca da história e da memória de instituições de ensino, relatos de experiências de ensino em temporalidades e espacialidades distintas; pesquisas realizadas a partir de análises de documentos legislativos, imagéticos ou de outros tipos que aludam a Ensino no Brasil; relatos de experiências de docentes e estudantes; pesquisa (auto)biográficas e análises de discursos relacionados a processos de ensino.
GD 05: Ensino médio integrado à educação profissional
E-mail: senacem.gd05@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Francisca Leidiana de Souza
Profa. Me. José Gerardo Bastos da Costa Júnior
Ementa: Promove debates interdisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Dialogar sobre as possibilidades e os desafios do currículo no Ensino Médio Integrado (EMI). Analisar práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Perscrutar os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.
GD 06: Ensino médio: políticas, reformas, história
E-mail: senacem.gd06@gmail.com
Coordenação: Profa. Ma. Maria Goretti da Silva
Ementa: Análise das principais políticas públicas voltadas ao ensino médio, abordando suas origens, objetivos e implementação. Estudo do impacto dessas políticas de acesso à educação e na qualidade do ensino, considerando aspectos históricos e contemporâneos. Discussão sobre desafios e avanços na efetivação das políticas educacionais. Reflexão crítica sobre a eficácia das iniciativas governamentais e propostas para melhorias.
GD 07: Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos e práticas educativas
E-mail: senacem.gd07@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros
Profa. Dra. Ady Canário de Souza Estevão
Ementa: Promove debates sobre a escola do campo, a formação de professores da Educação do Campo e da EJA, o currículo, as práticas educativas em espaços escolares e não-escolares, a luta por escola e seu impacto nas políticas governamentais; as experiências pedagógicas no âmbito dos movimentos sociais e das organizações sociais; e propostas para superar a precária situação educacional e de desigualdades que acometem a população brasileira no contexto da Educação do campo e da EJA.
GD 08: Ensino superior e formação docente
E-mail: senacem.gd08@gmail.com
Coordenação: Prof. Me. Iure Coutre Gurgel
Ementa: Promove um espaço de interlocução entre pesquisadores acerca da temática Formação docente na Educação Superior entrelaçando os aspectos voltados à Aprendizagem da docência na Educação Superior, desenvolvimento profissional docente, políticas de formação docente na Educação Superior, bem como as Abordagens didáticas e tendências curriculares na Educação Superior.
GD 09: Ensino de Sociologia, de História e de Filosofia: práticas, teorias e debates contemporâneos
E-mail: senacem.gd09@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Karlla Christiane Araújo Souza
Prof. Dr. Carlos Eduardo Martins Torcato
Ementa: Análise crítica e interdisciplinar das práticas pedagógicas no ensino de Sociologia, História e Filosofia. Discussão de teorias e debates contemporâneos, com foco em metodologias inovadoras e desafios educacionais. Reflexão sobre a formação cidadã, as reformas no Ensino Médio e na formação de professores e o papel do ensino das Ciências Humanas no contexto atual.
GD 10: Educação Científica e Tecnológica e suas relações com a Sociedade
E-mail: senacem.gd10@gmail.com
Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Nunes Coelho
Ementa: Possibilita a professores(as), estudantes e pesquisadores(as) um espaço de socialização e discussão de trabalhos relacionados à educação científica e tecnológica e suas relações com a sociedade. Consideram-se aptos trabalhos relacionados à temática em qualquer nível ou modalidade de ensino.
GD 11: Programas formativos, projetos de ensino e extensão: conexões Escola e Universidade
E-mail: senacem.gd11@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Antonia Maira Emelly Cabral da Silva
Profa. Ma. Míria Helen de Souza Andrade
Ementa: Apresentar/discutir pesquisas advindas de experiências em projetos de extensão, ensino e programas formativos. Analisar as intenções pedagógicas dos projetos desses programas e as estratégias formativas que sustentam a formação inicial/contínua docente. Explorar/Avaliar ações, contribuições e impactos positivos das práticas didáticas, junto aos programas e projetos, nas universidades e escolas parceiras, para o desenvolvimento humano/docente.
GD 12: Diálogo, Comunicação, Linguagem, Discurso, Educação e Sociedade
E-mail: senacem.gd12@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Francisco Vieira da Silva
Prof. Dr. Ananias Agostinho da Silva
Prof. Dr. Ozaias Antônio Batista
Ementa: Reúne estudos que tematizem as relações entre diálogo, comunicação, linguagem, discurso, educação e sociedade. Abrange trabalhos que, sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, busquem tensionar essas questões no debate a respeito do ensino médio brasileiro.
GD 13: Relações étnico-raciais, interculturalidade, multiculturalismo e diversidade cultural
E-mail: senacem.gd13@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho
Profa. Dra. Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira
Prof. Dr. Arlindo José de Souza Neto
Ementa: Inclui pesquisas e estudos sobre as relações étnico-raciais no contexto escolar, o multiculturalismo, a diversidade cultural, as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, as ações afirmativas, o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, bem como as noções de interculturalidade e educação escolar quilombola.
GD 14: Estágio supervisionado e formação docente
E-mail: senacem.gd14@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Iasmin Costa Marinho
Profa. Dra. Valmária Lemos da Costa Santos
Ementa: Estágio supervisionado nas licenciaturas. Experiências de estágio. Estágio e formação docente. Metodologias e práticas pedagógicas em estágios. Metodologias avaliativas em estágios supervisionados. Experiências de formação docente a partir do estágio supervisionado. Estudos de casos em Estágio Supervisionado.
GD 15: Sociedade, Direitos Humanos, Educação, inclusão, diversidade, gênero e sexualidade
E-mail: senacem.gd15@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Dayany Ferreira Dantas
Prof. Dr. Joseylson Fagner dos Santos
Prof. Dr. Marcos Mariano Viana da Silva
Profa. Dra. Mikelly Gomes da Silva
Ementa: Acolhe revisões de literatura, pesquisas aplicadas no âmbito de graduação e de pós-graduação, e relatos de vivências educacionais (imersão, observação participante, extensão e iniciação científica). Também se acolhem relatos sobre experiências profissionais no ciclo básico, ensino médio e superior,
envolvendo discussões em torno de gênero, sexualidade e diversidade nas perspectivas pedagógicas, dos direitos humanos, e das políticas e diretrizes curriculares nacionais.
GD 16: Políticas de currículo e práticas pedagógicas na escola
E-mail: senacem.gd16@gmail.com
Coordenação: Prof. Dr. Zacarias Marinho
E-mail: Articula discussões em torno das políticas de currículo e da atuação dos sujeitos escolares, especialmente professores, em suas práticas na escola, tais como o uso de diferentes metodologias, programas e projetos. Aberto a trabalhos diversos que resultem de estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento, relatos de experiência e memoriais, pautados por análises teórico-metodológicas de diferentes matizes.
GD 17: Educação, arte e afetos
E-mail: gd17.senacem@gmail.com
Coordenação:
Profa. Ma. Helena Perpétua de Aguiar Ferreira
Profa. Ma. Tathiane Rodrigues Lima
Profa. Ma. Nívia Maria de Oliveira Nogueira
Ementa: Discussão de questões sobre diferentes formas de pensar sobre a atuação doente e práticas educativas que possam articular entre o campo da Educação, da Arte e dos Afetos. Assim, incluindo pesquisas sobre relatos de experiências, revisões narrativas literárias, bem como socializar estudos que problematizam aspectos relacionados a pensar no processo de desenvolvimento do sujeito sem considerar o sujeito como sujeito do desejo.
GD 18: Ensino de ciências naturais e alfabetização científica
E-mail: senacem.gd18@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Leonardo Alcântara Alves
Prof. Dr. Gutemberg de Castro Praxedes
Ementa: Reúne estudantes, professores e pesquisadores interessados na Alfabetização Científica considerando sua relevância, dentro e fora das salas de aula, assim como, as contribuições para o ensino das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), nos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira.
GD 19: Literatura, oralidade e letramentos
E-mail: senacem.gd19@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dra. Verônica Araújo Pontes
Profa. Dra. Maria Carmen Silva Batista
Ementa: Estudos e pesquisas em formação leitora, literatura, tecnologias, ciborguização do currículo, educação literária, biblioteca escolar e as diversas formas de pensar a arte literária na educação básica.
GD 20: O universo do livro: políticas, mediação, apropriação, dinamização da leitura no
espaço escolar e na sociedade
E-mail: senacem.gd20@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Sale Mário Gaudêncio
Profa. Dra. Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Ementa: História do Livro. Livro, Educação e Sociedade. Mercado editorial. Tipologias e processos editoriais. Formação de leitores e escritores. Circulação, Mediação e Apropriação. Políticas públicas do livro.
GD 21: Ciências humanas e sociais e complexidade
E-mail: senacem.gd21@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Jucieude Lucena Evangelista
Prof. Dr. Ailton Siqueira de Sousa Fonseca
Prof. Dr. Alysson Moreira da Silva
Profa. Dra. Julita Gomes Maia de Sena
Ementa: Espaço para pesquisas e trabalhos de caráter interdisciplinar ou transdisciplinar desenvolvidos em nível de graduação e pós-graduação, das Ciências Humanas e Sociais ou em diálogo com elas a partir de outras áreas de conhecimento. O grupo busca fomentar a construção de conhecimento baseado em uma visão de ciências que articula epistemologia, ciência e política, além de considerar a implicação do sujeito na construção do saber científico em diálogo com outros saberes.
GD 22: Os desafios atuais da aplicação das Leis 10.639 e 11.645 no Ensino Médio
E-mail: senacem.gd22@gmail.com
Coordenação:
Prof. Dr. Raimundo Nonato (UFPI)
Profa. Dra. Eliane Anselmo da Silva (UERN)
Ementa: Discutir levando em conta as múltiplas possibilidades teórico-epistemológicas sobre os processos de interação que ocorrem no interior da escola, notadamente aqueles associados a temática do racismo, preconceitos e discriminação étnico-racial, de gênero e religiosa que desencadeiam situações de violência no cotidiano escolar, gerando segregação, exclusão e indiferença em relação ao outro. Para tanto, acolheremos propostas de trabalho que apresentem experiências, que conceituem e reflitam sobre a temática apontando novos modelos pedagógicas que sejam capazes de prevenir, cuidar e reduzir os danos causados pelo racismo, preconceito, discriminação e outros tipos de violência que tendem a se reproduzir no contexto escolar.
Atenção! E-mail com dúvidas, sugestões ou eventuais problemas relacionados aos GD deverão ser enviados para: contato.senacem@gmail.com.
Apresentação das comunicações
Todos os trabalhos aprovados serão apresentados nos seus respectivos GD. As discussões dos grupos ocorrerão pela plataforma Google Meet, conforme o link de cada sala a ser disponibilizado no Caderno de programação. É necessário que cada autor verifique seu nome e o título de seu texto, o dia e horário, bem como a ordem de apresentação e o link da sala, na lista de cada GD, a ser disponibilizada via Instagram (@senacem.uern) e e-mail.
Para a apresentação, faz-se necessário que todos os autores tenham comprovado o pagamento da taxa;
Os trabalhos poderão ser apresentados por qualquer um dos autores. Entretanto, não será permitida a apresentação por pessoas que não fazem parte do trabalho;
Cada trabalho terá 10 (dez) minutos para a apresentação;
É permitida a confecção de materiais audiovisuais (slides) para compor a apresentação. O modelo de slide será disponibilizado via e-mail, junto com a lista dos trabalhos aprovados;
Cabe aos autores a responsabilidade de transmitir as suas apresentações;
Os certificados serão enviados para os participantes, por e-mail, tipo mala direta.
Somente receberão certificados de apresentação os autores dos trabalhos apresentados.
Atenção! Os autores que apresentarem os trabalhos deverão assinar a lista de frequência disponibilizada pelos monitores ou no chat da sala virtual ao final de cada GD.