O Seminário Nacional do Ensino Médio, evento que ocorre desde 2011 na Faculdade (FE) de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), dialoga com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e com docentes da escola pública sobre as políticas públicas educacionais. Nesta edição, fortalecendo o debate sobre as reformas do Ensino Médio, propõe a reflexão sobre as constantes reformas e as diversas possibilidades de resistência e de construção de um currículo de qualidade.

O Simpósio Interdisciplinar é um evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCIAH/UERN). As duas últimas edições ocorreram nos anos de 2012 e 2014, discutindo sobre estudos e pesquisas interdisciplinares nas Ciências Sociais e Humanas.

  • PÚBLICO-ALVO

Com a intenção de pensar conjuntamente sobre as possibilidades, os desafios, as experiências e os saberes que agreguem na construção de uma educação de qualidade e uma sociedade mais inclusiva, o VIII SENACEM e o III INTERDISCIPLINAR se destinam a todos os estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES), assim como a docentes da rede básica e do ensino superior, gestores, pesquisadores e profissionais técnicos da educação que tenham interesse na promoção de debates voltados ao ensino e ao desenvolvimento de escolas de qualidade referenciadas socialmente, bem como sobre o debate dialógico sobre ciências e culturas.

  • HISTÓRICO DO SENACEM (clique e confira!)
I SENACEM (2011)

Em 2011, o I Seminário Nacional do Ensino Médio, intitulado: “História, Mobilização e Perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola, enfatizando os processos históricos, políticos e ideológicos que permeavam a educação básica. A iniciativa do evento possibilitou socializar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio, mobilizando pesquisadores com diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente, do nordeste brasileiro, mas com trânsito intelectual nas outras regiões do País. Naquele momento, o evento contribuiu para suscitar o debate teórico e epistemológico, assim como as reflexões e repercussões do fazer pedagógico no Ensino Médio, analisando suas possibilidades, potencialidades, limites e problemas. O evento contou com a participação de Nora Rut Krawczyk (Unicamp) na conferência de abertura. A parceria entre os pesquisadores resultou na publicação dos anais do evento com 400 (quatrocentos) trabalhos que foram apresentados a partir dos eixos temáticos discutidos. Outro significativo resultado das conferências ministradas no Seminário foi a publicação do livro Ensino Médio: políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar, pela Editora CRV (Curitiba). Com uma tiragem de 1.000 mil exemplares, o livro foi quase totalmente vendido, em apenas um ano de lançamento. Essa edição, contou com apoio da Secretaria de Educação do Município de Mossoró e FAPERN.

II SENACEM (2012)

Em 2012, o II SENACEM abordou a temática “Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias”. O evento propiciou espaços de debates para pesquisadores com experiências em diversas áreas de formação e diferentes regiões do País, discutindo os desafios e as possibilidades contemporâneas para a docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino Médio. Alice Casimiro Lopes (UERJ) foi palestrante na abertura do evento. Nessa edição, os vínculos entre as instituições parceiras foram fortalecidos com a integração do ensino de graduação e pós-graduação com a participação dos programas formativos (PET, PIBIC, PIBID e PIM). O estímulo para o envolvimento dos discentes vinculados aos programas formativos foi fomentado nas atividades desenvolvidas em parcerias com os professores nas coordenações das diversas atividades do Seminário (Grupos de discussão, minicursos, apresentações de trabalhos). Como resultado dessa soma de esforços, o II SENACEM atingiu a participação de 950 pessoas (professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da Secretaria de Educação e do MEC). A produção bibliográfica também se mostrou significativa com a publicação de 300 (trezentos) trabalhos apresentados nas comunicações nos anais do evento. Como no primeiro SENACEM, as conferências foram publicadas em Livro pela Editora Edições UFC. Na 2ª edição contamos com apoio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

III SENACEM (2013)

Em 2013, com as experiências e a acentuada parceria construídas nos últimos anos o III SENACEM se apresentou como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigorosa e de conjunto da realidade educacional que envolve o Ensino Médio. Seu objetivo foi o de contribuir, fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas, continuando na trilha de construção, uma educação de qualidade social, comprometida com os sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileira. Nessa edição, o palestrante da abertura foi Bernard Charlot (Universidade Paris 8). Como resultado do acúmulo de forças das edições anteriores, o III SENACEM alcançou um público de 1.150 pessoas (professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da Secretaria de Educação e do MEC). A produção bibliográfica também se mostrou significativa com 500 (quinhentos) trabalhos apresentados nas comunicações e publicados nos anais do evento. Como nas duas últimas edições do SENACEM, as conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE. Em 2013 contamos com o financiamento do CNPq, da CAPES e da UNDIME.

IV SENACEM e I ENACEI (2016)

Em 2016, na IV edição do Seminário Nacional do Ensino Médio, em concomitância com o primeiro Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (I ENACEI), privilegiou a temática: “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”. Tal temática favoreceu a reflexão sobre os rumos que a política do ensino médio tem tomado, pensando sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. O evento contou com participação de Paulo Carrano (UFF) na abertura. O público ultrapassou 1.200 participantes de diversas partes do país os quais vivenciaram momentos de discussões e debates sobre políticas educacionais, currículos, produção, apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A produção bibliográfica, mais uma vez, foi significativa contando com a publicação de 700 (setecentos) trabalhos apresentados nas comunicações nos anais do evento. Como nas edições anteriores do SENACEM, as conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE, chancelada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Essa edição contou com financiamento do CNPq e da CAPES.

V SENACEM e II ENACEI (2018)

Em 2018, a V edição do Seminário Nacional do Ensino Médio também concomitante com o II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade trouxeram o tema “A escola que persiste: desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise” com a proposta inovadora de aproximação maior com docentes, discentes e os profissionais da educação básica, tornando efetiva a necessária conjugação de saberes entre a Escola e a Universidade, o público ultrapassou 1.200 participantes de diversas partes do país. Para a abertura, o evento, contou com o palestrante Vitor Henrique Paro (USP). A produção bibliográfica, mais uma vez, foi significativa contando com a publicação de 700 (setecentos) trabalhos apresentados nas comunicações nos anais do evento. Como nas edições anteriores do SENACEM, as conferências foram publicadas em livro pelas Edições UECE e os melhores textos na Revista Científica Ensino e Interdisciplinaridade – RECEI. A edição de 2018 teve financiamento do CNPq, da CAPES e da UNDIME.

VI SENACEM e IV ENACEI (2021)

Em 2021, no formato 100% online, a VI edição do Seminário Nacional do Ensino Médio também concomitante com o IV Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, com o tema “Base nacional, currículo e práticas inovadoras: caminhos para a escola de qualidade”, pautou a perspectiva da construção do currículo na escola, por meio de saberes, culturas e ciências para uma educação de qualidade. Contabilizou 1200 participantes. Na abertura do evento contamos com a palestra de Elizabeth Macedo (UERJ). A produção bibliográfica contou com 300 trabalhos apresentados. Tivemos a publicação do livro Currículo, Docências e Práticas Inovadoras: caminhos para a escola de qualidade pelas edições UERN. Os melhores textos foram publicados na Revista Científica Ensino e Interdisciplinaridade – RECEI, na Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – RevPEMO e na Revista Ensino em Perspectivas – EnPe. Essa edição contou somente com o financiamento da CAPES.

VII SENACEM (2022)

Em 2022, no formato híbrido, o VII SENACEM, com o tema “Prática docente, Políticas, Currículo: para retomar o foco na qualidade”, teve como palestrante na abertura do evento o professor Roberto Leher (UFRJ) e contamos ainda com palestra da professora Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli (UNIRIO). O evento alcançou 1030 inscrições e 400 trabalhos apresentados que foram publicados nos anais do evento e nas revistas parceiras: Revista Científica Ensino e Interdisciplinaridade – RECEI, na Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – RevPEMO e na Revista Ensino em Perspectivas – EnPe. Publicamos ainda o livro Prática docente, Políticas, Currículo: para retomar o foco na qualidade em formato digital pelas edições UERN. Essa edição contou com financiamento do CNPq e da CAPES.

  • HISTÓRICO DO SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) realizou o I Simpósio Interdisciplinar que ocorreu entre os dias 18 e 19 de dezembro de 2012. O objetivo de sua realização foi ampliar o diálogo, o debate temático e a articulação de saberes com centros de pesquisa interdisciplinares nacionais e internacionais, com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e no âmbito interno, entre os programas de pós-graduação interdisciplinares da UERN.

O I Simpósio Interdisciplinar foi de fundamental importância para o PPGCISH, até então um programa recém-criado, pois tentou ampliar seus espaços de formação profissional, de consolidação de suas pesquisas, parcerias e discussões sobre a natureza interdisciplinar. O Simpósio contou com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), da Faculdade de Ciências Naturais (FANAT), assim como a participação de pesquisadores de outras instituições do país como, por exemplo, o Centro de Estudos Transdisciplinares (CETRANS/SP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento foi destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, aos professores, pesquisadores de instituições comprometidas com o ensino e a pesquisa de natureza interdisciplinar.

Dois anos depois, entre os dias 26, 27 e 28 de novembro de 2014, foi realizado o II Simpósio Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas, com o propósito de reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, além de profissionais da educação básica interessados nos estudos e pesquisas interdisciplinares nas ciências sociais e humanas.

O evento teve como objetivos divulgar pesquisas em nível de pós-graduação e iniciação científica na área interdisciplinar; fomentar o debate sobre a interdisciplinaridade no âmbito das ciências sociais e humanas; estimular a criação de redes de pesquisa na área interdisciplinar; contribuir com a produção de novos conhecimentos na área de ciências sociais e humanas; e aproximar os alunos da graduação dos estudos e das pesquisas realizadas em nível de pós-graduação. Além disto, almeja estabelecer o intercâmbio entre pesquisadores da região visando o estabelecimento ou consolidação de redes de pesquisa na área interdisciplinar. O II Simpósio contou com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN), em Mossoró/RN e foi constituído de palestras, minicursos, comunicações e lançamento de livros.