Ementa: O resumo expandido e o artigo científico na pesquisa em Educação e Ensino. O artigo científico e outros gêneros textuais (ensaio e relato de experiência) em periódicos das áreas de Educação e Ensino: diferenças e aproximações. Escrita Acadêmica. Orientações Gerais para a construção do resumo expandido e do artigo científico nas áreas de Educação e Ensino.
Ministrantes
Emerson Medeiros (UFERSA)
Diego Carvalho Viana (UEMASUL)
Horário: 13h00
Data: 28 de julho
Carga horária: 4 horas
Sala 1: https://meet.google.com/nnn-rfei-umn
Inscrição: https://forms.gle/AwCZ2xagrHRng4hi6
Ementa: Entre falar e ser criança, estereótipos históricos-sociais das crianças. Conhecendo os direitos das crianças, o lugar das crianças nas instituições. Entre ouvir, escutar e dar voz às crianças na escola. Sensibilizar sobre as necessidades de dar voz e de resgatar os direitos das crianças nas escolas ao fim de levar em consideração suas vozes tanto nas decisões didáticas como na gestão escolar.
Horário: 13h00
Data: 28 de julho
Carga horária: 4 horas
Sala 2: https://meet.google.com/cny-oihi-fwu
Inscrição: https://forms.gle/6fqtXKf2K6dimTXM8
Ementa: Fundamentos teóricos. Definições operacionais. Tipos de corpora. Corpora em português (úteis ao ensino). Técnicas básicas de extração de dados. Análise e interpretação de dados. Aplicação ao contexto de sala de aula.
Horário: 13h00
Data: 28 e 29 de julho
Carga horária: 8 horas
Sala 3: https://meet.google.com/obn-rhtf-hfu
Inscrição: https://forms.gle/pqqosAu4mz38A7LB9
Ementa: As modificações no contexto social demandam modificações no contexto da sala de aula. Implementar tais mudanças exige dos professores mais do que somente uma postura de perspectiva teórica. Reflete-se diretamente na sua prática. Nesse sentido, tendo-se em conta o cenário atual em que vivemos e a emergência do uso de tecnologias digitais para o ensino, pretendemos nesse minicurso abordar e discutir diversas tecnologias digitais de informação e comunicação à disposição dos professores para auxílio em suas atividades docentes no ensino de ciências. O propósito é fornecer aos docentes um vislumbre das múltiplas ferramentas das quais podemos lançar mão.
Horário: 13h00
Data: 28 de julho
Carga horária: 4 horas
Sala 4: http://meet.google.com/sxc-ejuh-app
Incrição: https://forms.gle/X44srvDzZCfn3jXAA
Ementa: Trajetória político pedagógica da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Produção científica da ANPAE. Diálogo, pesquisa e formação no campo da política e gestão da educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-graduação em Educação – ANPEd: contribuições, debates e proposições no âmbito da pós-graduação em educação. Legado histórico, científico e político das associações em educação. ANPED e a articulação com os órgãos de fomento e avaliação. ANPAE e ANPED na luta pelo fortalecimento da educação pública.
Inscrição: https://forms.gle/eoYLzJZQzWtdwiQo9
Ementa: Este minicurso propõe discutir a leitura e a escrita como eixo de articulação curricular, enquanto competência básica que deve ser desenvolvida e incorporada por professores de todas as áreas de conhecimento. Entendemos que a leitura e a escrita são fundamentais para qualquer área de conhecimento, portanto, é responsabilidade da escola que deveria assumi-la como um eixo de articulação curricular, e, assim, contribuir para o avanço na construção do conhecimento, possibilitando que os sujeitos aprendam a ler, construindo sentido para os diferentes gêneros discursivos. As temáticas abordadas serão: (1) as concepções de linguagem/leitura; (2) leitura como processo dialógico e interativo; (3) compreensão leitora construindo sentido para os diferentes gêneros discursivos. A fundamentação advém das concepções de Volóchinov (2017), de Bakhtin (1997, 2016), de Casado Alves (2009, 2011) e da BNCC (2017 e 2018).
Monitoria
Hadassa Freire Gomes Rodrigues
Horário: 13h00
Data: 28 e 29 de julho
Carga horária: 8 horas
Sala 6: meet.google.com/npu-fnun-dtz
Inscrição: https://forms.gle/QB9nggezvGFWr4Zv9