SENACEM VI
Base Nacional, currículo e práticas inovadoras:
Caminhos Para a Escola de Qualidade
SENACEM VI

Minicursos

 Ementa: O resumo expandido e o artigo científico na pesquisa em Educação e Ensino. O artigo científico e outros gêneros textuais (ensaio e relato de experiência) em periódicos das áreas de Educação e Ensino: diferenças e aproximações. Escrita Acadêmica. Orientações Gerais para a construção do resumo expandido e do artigo científico nas áreas de Educação e Ensino.

Ministrantes
Emerson Medeiros (UFERSA)
Diego Carvalho Viana (UEMASUL)

Horário: 13h00
Data: 28 de julho
Carga horária: 4 horas 
Sala 1: https://meet.google.com/nnn-rfei-umn

Inscrição: https://forms.gle/AwCZ2xagrHRng4hi6 

Ementa: Entre falar e ser criança, estereótipos históricos-sociais das crianças. Conhecendo os direitos das crianças, o lugar das crianças nas instituições. Entre ouvir, escutar e dar voz às crianças na escola. Sensibilizar sobre as necessidades de dar voz e de resgatar os direitos das crianças nas escolas ao fim de levar em consideração suas vozes tanto nas decisões didáticas como na gestão escolar.

Ministrante
Maria Margarita Villegas (UFERSA)
 
Monitoria
Marta Jussara Morais da Silva Maia
 

Horário: 13h00
Data: 28 de julho 
Carga horária: 4 horas
Sala 2: https://meet.google.com/cny-oihi-fwu

Inscrição: https://forms.gle/6fqtXKf2K6dimTXM8

Ementa: Fundamentos teóricos. Definições operacionais. Tipos de corpora. Corpora em português (úteis ao ensino). Técnicas básicas de extração de dados. Análise e interpretação de dados. Aplicação ao contexto de sala de aula.

Ministrantes
Mário Martins (UFERSA)
Mafalda Mendes (Celga-Iltec)
 

Horário: 13h00
Data: 28 e 29 de julho
Carga horária: 8 horas
Sala 3: https://meet.google.com/obn-rhtf-hfu

Inscrição: https://forms.gle/pqqosAu4mz38A7LB9

Ementa: As modificações no contexto social demandam modificações no contexto da sala de aula. Implementar tais mudanças exige dos professores mais do que somente uma postura de perspectiva teórica. Reflete-se diretamente na sua prática. Nesse sentido, tendo-se em conta o cenário atual em que vivemos e a emergência do uso de tecnologias digitais para o ensino, pretendemos nesse minicurso abordar e discutir diversas tecnologias digitais de informação e comunicação à disposição dos professores para auxílio em suas atividades docentes no ensino de ciências. O propósito é fornecer aos docentes um vislumbre das múltiplas ferramentas das quais podemos lançar mão.

Ministrante
Marcelo Nunes Coelho (IFRN)
 
Monitoria
Maria das Dores Messias de Sousa

 

Horário: 13h00
Data: 28 de julho
Carga horária: 4 horas 
Sala 4: http://meet.google.com/sxc-ejuh-app

Incrição: https://forms.gle/X44srvDzZCfn3jXAA

Ementa: Trajetória político pedagógica da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Produção científica da ANPAE. Diálogo, pesquisa e formação no campo da política e gestão da educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-graduação em Educação – ANPEd: contribuições, debates e proposições no âmbito da pós-graduação em educação. Legado histórico, científico e político das associações em educação. ANPED e a articulação com os órgãos de fomento e avaliação. ANPAE e ANPED na luta pelo fortalecimento da educação pública.

Ministrantes
Maria Edgleuma de Andrade (PosEduc)
Maria Goretti da Silva (ANPAE)
 
Monitoria
Rosana da Silva Varelo
 
Horário: 13h30
Data: 28 de julho
Carga horária: 4 horas
 

Inscrição: https://forms.gle/eoYLzJZQzWtdwiQo9

 Ementa: Este minicurso propõe discutir a leitura e a escrita como eixo de articulação curricular, enquanto competência básica que deve ser desenvolvida e incorporada por professores de todas as áreas de conhecimento. Entendemos que a leitura e a escrita são fundamentais para qualquer área de conhecimento, portanto, é responsabilidade da escola que deveria assumi-la como um eixo de articulação curricular, e, assim, contribuir para o avanço na construção do conhecimento, possibilitando que os sujeitos aprendam a ler, construindo sentido para os diferentes gêneros discursivos. As temáticas abordadas serão: (1) as concepções de linguagem/leitura; (2) leitura como processo dialógico e interativo; (3) compreensão leitora construindo sentido para os diferentes gêneros discursivos. A fundamentação advém das concepções de Volóchinov (2017), de Bakhtin (1997, 2016), de Casado Alves (2009, 2011) e da BNCC (2017 e 2018).

Ministrantes
Maria da Penha Casado Alves (UFRN)
Maria Aliete C. Bormann (IFESP)
Rozicleide Bezerra de Carvalho (IFESP)
 

Monitoria
Hadassa Freire Gomes Rodrigues

 

Horário: 13h00
Data: 28 e 29 de julho
Carga horária: 8 horas 
Sala 6:  meet.google.com/npu-fnun-dtz

Inscrição: https://forms.gle/QB9nggezvGFWr4Zv9

Image is not available
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Play
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available
previous arrow
next arrow
Slider

Contatos:

Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Faculdade de Educação - FE/UERN
Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO

Campus Universitário Central
BR 110 - Km 46, Rua Prof. Antônio Campos, s/n - Costa e Silva
CEP: 59.633-010 - Mossoró/RN
(84) 3315-2203 (Faculdade de Educação)

senacem.uern@gmail.com