Clique aqui para mais informações
O ENSINO EM PERSPECTIVAS: múltiplas abordagens, outros enfoques e a interdisciplinaridade no ofício docente
A presente obra, organizada pelo Prof. Paulo Augusto Tamanini, é resultante de um esforço coletivo do corpo discente e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN) que contempla algumas das pesquisas em andamento e/ou em fase de conclusão. Os capítulos exemplificam o amplo espectro dos temas ligados ao Ensino e que despertam interesse investigativo, debates e discussões atuais.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2128-4
DOI: 10.24824/978854442128.4
Ano de edição: 2018
Número de páginas: 304
JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO: transições, trajetórias e projetos de futuro
Nessa tese, agora livro, o leitor poderá identificar que o tempo da escola é, também, tempo de construção de sociabilidades e de organização da vida social. Nem sempre as trajetórias de escolarização são unidimensionais e seguem fluxos desejados e previamente planejados. Como enfatiza a autora, num momento de preciosa reflexão, “a condição juvenil na contemporaneidade assemelha-se a um caleidoscópio multicolorido e multiforme, assumindo cores, formas e contornos que se modificam a partir de contextos culturais”. Glória Diógenes
Autora: Maria Alda de Sousa Alves
Editora: CRV
Ano de edição: 2017
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre fronteiras e atravessamentos
Tomando como foco da discussão as articulações entre as políticas de formação de professores e as políticas curriculares como demandas que se articulam num intricado jogo político, os textos que compõem a presente obra, em seu conjunto, discutem as articulações que se estabelecem nesse processo, fraturando a ideia de que a política resulta da ação exclusiva de um poder central, a quem competiria elaborar estratégias e avaliar sua execução. Dessa forma, realçam o caráter complexo da produção de políticas curriculares trazendo a tona os processos de negociação, traduções e disputas de sentidos.
Organizadoras: Rita de Cássia Prazeres Frangella e Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
Editora: CRV
ENSINO MÉDIO: políticas educacionais, diversidades, contextos locais O livro Ensino Médio: Políticas Educacionais, Diversidades, Contextos Locais faz parte da indispensável e inadiável travessia entre um estado de coisas que anuncia e pratica a destituição e negação de direitos historicamente conquistados pelas lutas da sociedade civil, instituições educacionais e acadêmicas, entidades e movimentos sociais, em que o direito à educação como direito subjetivo foi consagrado na legislação educacional brasileira. As palavras em forma de artigos nos alcançam e impulsionam a romper ao meio e cortar como uma quilha a onda conservadora que pretende arrastar políticas, institucionalidades e direitos no Brasil.
Ano de publicação: 2017
Organizadores: Jean Mac Cole Tavares Santos e Elcimar Simão Martins
Edição: 1ª
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7826-462-8
POLÍTICAS DE CURRÍCULO: pesquisas e articulações discursivas
Os movimentos da política de currículo atualmente no Brasil se dirigem a uma forte tentativa de centralização, via Base Nacional Comum Curricular, mas também via regulação da profissão docente, via reforma do ensino médio, bem como com base em uma redução da educação ao ensino e da cultura ao conhecimento. Essa centralização também pode ser identificada em outras partes do mundo, principalmente na América Latina. A homogeneidade curricular pretendida por tal centralização é impossível. Por maior que seja o detalhamento curricular, ele sempre é traduzido contextualmente de diferentes maneiras: esse processo é próprio da linguagem.
Organização: Alice Casimiro Lopes
Marcia Betânia de Oliveira
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1736-2
DOI: 10.24824/978854441736.2
Ano de edição: 2017
PESQUISA EM ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADES: aproximações com o contexto escolar
Organização: Jean Mac Cole Tavares Santos
Editora: Eduece