Sobre o evento

VII Senacem: Seminário Nacional do Ensino Médio

V Enacei: Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública

PRÁTICA DOCENTE, POLÍTICAS, CURRÍCULO: para retomar o foco na qualidade

 

Faculdade de Educação, UERN – 09, 10 e 11 de novembro de 2022
Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
 

 

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

 

Em 2011, o I Seminário Nacional do Ensino Médio, intitulado: “História, Mobilização e Perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola. O público alcançado foi de 600 participantes. A produção bibliográfica foi significativa, com publicação de 400 trabalhos. 


Em 2012, o II SENACEM abordou a temática “Profissão docente, Currículo e Novas Tecnologias”. O evento discutiu os desafios e as possibilidades contemporâneas para a docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino Médio. Atingiu a participação de 950 pessoas. A produção bibliográfica teve 300 trabalhos apresentados. 


Em 2013, com as experiências e acentuadas parcerias construídas nos últimos anos o III SENACEM se apresentou como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigorosa e de conjunto da realidade educacional que envolve o Ensino Médio. Alcançou um público de 1.150 pessoas. A produção bibliográfica foi significativa com 500 trabalhos apresentados e publicados nos anais. 

 

Em 2016, o Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na escola pública (Enacei) realizou a sua primeira colaboração com o IV Senacem, privilegiando a temática: “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”. Tal temática favoreceu a reflexão sobre os rumos que a política do ensino médio tem tomado. A produção bibliográfica contou com publicação de 700 trabalhos apresentados nas comunicações.

 

Em 2017, o II Enacei trouxe como tema “Desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise”.

 

O III Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, com o tema Base Curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola, pautou a perspectiva da construção do currículo interdisciplinar na escola por meio de saberes, culturas e ciências.


Em 2018, a V edição do Senacem trouxe o tema “A escola que persiste: desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempo de crise”. Com um público de 1.200 participantes, a produção bibliográfica contou com publicação de 700 trabalhos apresentados.


Em 2021, no formato 100% online, o VI Senacem e IV Enacei, com o tema “Base nacional, currículo e práticas inovadoras: caminhos para a escola de qualidade”, pautou a perspectiva da construção do currículo na escola, por meio de saberes, culturas e ciências para uma educação de qualidade. Contabilizou 1200 participantes. A produção bibliográfica contou com 300 trabalhos apresentados. 

 

 

SENACEM/ENACEI 2022

VII Seminário Nacional do Ensino Médio - Senacem e o V Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública, com o tema 'PRÁTICA DOCENTE, POLÍTICAS E CURRÍCULO: para retomar o foco na qualidade' pauta a perspectiva da construção do currículo na escola, por meio de saberes, culturas e ciências para uma escola de qualidade. O evento tem como propósito constituir-se como  espaço de discussões e debates para pesquisadores, estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação, professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam as práticas inovadoras na escola. As atividades do evento pretendem servir como espaço de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras com foco em reflexões e experiências interdiciplinares, aproximando pesquisadores de diversas matizes teóricas. 

Com tal intuito, pretendemos discutir caminhos para potencializar o fortalecimento da aprendizagem na escola inclusiva, diversa e com qualidade. Assim, pretende-se enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas em todo o Nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do País. A socialização das pesquisas ocorrerá por intermédio da sistematização de 15 (quinze) Grupos de Discussão (GD), considerando quatro eixos estruturantes do seminário que são: Qualidade no Ensino e Políticas Curriculares, Práticas inovadoras e Juventudes, Inclusão e Diversidades na Escola Pública de qualidade. A aglutinação das expressivas instituições acadêmicas parceiras com as Secretarias do Estado e Município de Mossoró e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e os currículos escolares, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos. A construção coletiva do Senacem, apesar de trilhar as primeiras edições, já ocupa lugar importante no debate sobre a qualidade do ensino, tomando como foco a prática docente

01 Discutir as possibilidades, apropriações e implicações da base nacional para a educação de qualidade;

02 Propiciar a socialização de práticas inovadoras que impulsionam a construção da escola de qualidade;

03 Analisar saberes, culturas e ciências necessários para a construção do currículo de qualidade na escola tomando como referência a normatização de uma base curricular na escola;

04 Possibilitar a aproximação dos programas de pós-graduação da UERN com outros programas já consolidados, como por exemplo da UFRN, da UFAL, da UECE, da UFC e da UERJ;

05 Divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras, que envolvam professores e técnicos das secretarias estaduais de educação no debate sobre a qualidade do ensino;

06 Propiciar para alunos do ensino médio e de graduação espaço de aprendizagem, desenvolvimento, reflexão de temas presentes no cotidiano e a aproximação com o mundo das pesquisas;

07 Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores, instituições e entre gestores estaduais, professores e gestores escolares para debaterem a (re) reconstrução da escola de qualidade.

 

 

O VII Senacem e o V Enacei como ambiente que visa propiciar o debate acadêmico, aproximando da realidade escolar, será importante momento de produção de conhecimento. Assim, esperamos que o evento contribua para:

1. Fortalecer o debate acadêmico sobre as práticas inovadoras para uma escola de qualidade, com foco nos sujeitos escolares, nas docências e nas contribuições da Base Nacional para o projeto de inovação escolar;

2. aproximar pesquisadores e discentes que discutem a temática com professores e gestores da educação básica, visando a construção de redes e intercâmbio que contribuam para a melhoria dos processos educacionais/escolares, além de possibilitar a construção de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses sobre o tema;

3. Contribuir para a produção científica de artigos, de professores e alunos, a serem apresentados como comunicação oral e nos minicursos, que serão publicados nos anais do evento no livro sobre Educação de qualidade e na revista Ensino Interdisciplinar (UERN), entre outras revistas acadêmicas;

4. Possibilitar a aproximação dos programas de pós-graduação da UERN com outros programas já consolidados, como por exemplo da UFRN, da UFAL, da UECE, da UFC e da UERJ;

5. Incrementar o intercâmbio cultural/científico para professores e alunos dos programas de pós-graduação da UERN (PosEduc, Profensino, Posensino, Profletras etc) com outras perspectivas de docência e discência, visando o trânsito de professores e alunos entre os programas de pós-graduação;

6. Contribuir com a cultura científica escolar possibilitando que a escola apresente e discuta suas experiências exitosas e as atividades científicas, com centro na escola de qualidade, focando no desenvolvendo do senso crítico em busca da (re) construção da escola pública.