DEFINIÇÃO
Grupo de Discussão (GD) é o espaço destinado para apresentação de COMUNICAÇÕES ORAIS, com os artigos oriundos das comunicações sendo publicados nos anais do evento (contanto que sejam enviados no prazo estabelecido e atendam às normas de formatação). Os GDs, em torno de 16 (dezesseis), foram propostos por docentes e pesquisadores (as) universitários (as), possibilitando abranger diversos subtemas relacionados à educação e ao ensino na escola pública. Desta maneira, o/a participante pode escolher o GD que mais se aproxime de seu trabalho, submetendo o resumo. Caso o resumo seja aprovado, o trabalho completo deverá ser enviado ao e-mail do grupo de discussão escolhido.
INFORMES SOBRE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
- O GD acontecerá pela plataforma Google Meet, conforme o link da sala de cada grupo. Verifique seu nome e o título de seu texto, o dia e horário, bem como a ordem de apresentação, na LISTA DO GD, já disponível no Caderno de Programação. Acesse na aba 'Programação";
- Todos os trabalhos submetidos, aprovados e enviados no prazo, poderão ser apresentados. Faz-se necessário, no entanto, que todos os (as) autores (as) tenham comprovado o pagamento da taxa;
- Os trabalhos poderão ser apresentados por qualquer um dos autores e/ou das autoras. Entretanto, não será permitida a apresentação por pessoas que não fazem parte do resumo/artigo;
- Cada trabalho contará com 10 (dez) minutos para a apresentação;
- Cabe aos (às) autores (as) a responsabilidade de transmitir as suas apresentações;
- Os certificados serão enviados para os (as) participantes, por e-mail, tipo mala direta. Somente receberão certificados de apresentação os (as) autores (as) dos trabalhos apresentados;
- Atenção! Os autores e autoras que apresentarem os trabalhos deverão assinar a lista de frequência disponibilizada pelos (as) monitores (as) de cada GD.
Selecione o Grupo de Discussão abaixo para mais informações:
Ementa: O GD aceita trabalhos oriundos de pesquisas e reflexões, concluídas ou em andamento, que abordem práticas, didáticas, teorias e metodologias sobre a formação em nível superior, bem como a dinâmica e interrelações da formação de professores, inicial e continuada, em cursos de graduação e de pós-graduação.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Neste Grupo de Discussão, pretendemos debater a educação profissional, científica e tecnológica de nível médio. Para o debate, serão acolhidos trabalhos de natureza teórica ou empírica sobre a formação profissional, sobre a educação para as ciências da natureza e educação tecnológica.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 14h00
Sala 21: https://meet.google.com/qsi-stza-phe
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: O GD aceita trabahos oriundos de pesquisas e reflexões, concluídas ou em andamento, que envolvam abordagens teóricas, experiências didáticas e aportes metodológicos, bem como suas implicações na sociedade contemporânea, sobre tecnologias e comunicação em sala de aula.
Data: 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 31: https://meet.google.com/ten-wdkj-ryf
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: História e Educação como áreas de conhecimento têm suas especificidades. Contudo, também têm seus encontros, colaboram mutuamente e reciprocamente se auxiliam quando abordam temáticas de interesse de ambas.
Sob a perspectiva interdisciplinar, a Educação busca nas metodologias da História seus registros de memória, recorre às imagens e aos textos escritos o que testemunham seus rastros e sua identidade. Por sua vez, a História busca na Educação maneiras de sobre o passado ensinar, bebendo da didática modos eficientes para a entendimento daquilo que não é mais presente, mas que se presentifica no momento de seu ensino.
Este Grupo de Discussão recebe trabalhos concluídos ou em fase de conclusão, em forma de artigo/apresentação que discorram sobre a estreita relação entre História e Educação, como áreas de conhecimentos que, respeitando suas especificidades, mutuamente colaboram para o êxito das pesquisas. Para tanto, são bem-vindos trabalhos que contemplem temáticas sobre memória, conteúdos imagéticos, fontes escritas ou outros artefatos de caráter indiciário; propostas didáticas para o Ensino de História, metodologias e uso de fontes novas para o ensino acerca de um passado.
Data: 29 de julho
Horário: 9h00
Sala 41: https://meet.google.com/fam-imxq-kyr
Sala 42: https://meet.google.com/nqa-ymxu-idt
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Apresentar e discutir pesquisas desenvolvidas a partir das experiências e investigações realizadas nos programas formativos como o PIBID, RESPED e outros. Intencionalidades pedagógicas das atividades propostas pelos projetos e subprojetos dos programas formativos. Os programas formativos e a Política Nacional de Alfabetização. Estratégias formativas que fundamentam o aprendizado inicial e continuado da profissão docente junto à universidade. Contribuições dos programas formativos para a formação humana e docente. Ações formativas desencadeadas pelos programas formativos, junto à universidade e escolas envolvidas nos programas, em tempos de pandemia. Impactos positivos das ações didáticas experienciadas pelos partícipes dos programas formativos na universidade e salas de aula das escolas parceiras.
Nuzia Roberta Lima
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 51: https://meet.google.com/gcp-kwha-bmf
Sala 52: https://meet.google.com/nod-reob-rxw
Sala 53: https://meet.google.com/gik-vmeh-xem
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Este Grupo de Discussão pretende congregar trabalhos que tratem sobre o ensino das práticas de linguagem de leitura e de escrita em espaços escolares, notadamente no Ensino Médio, numa abordagem interdisciplinar. À vista disso, serão aceitos trabalhos que tratam a respeito de experiências pedagógicas exitosas no ensino da leitura e da escrita, do tratamento dessas práticas em livros didáticos e em documentos oficiais, do recurso às tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, da atuação do professor na condução desses processos, assim como de outras questões que possam estar com o tema relacionadas.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 61: https://meet.google.com/oaq-bted-qyt
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: O GD aceita trabahos oriundos de pesquisas e reflexões, concluídas ou em andamento, que envolvam abordagens teóricas, experiências didáticas e aportes metodológicos, bem como as possibilidades e desafios da formação docente, em nível de graduação e pós-graduação, sobre o ensino de música, linguagens e artes na escola.
Data: 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 71: https://meet.google.com/xnk-zvoq-uja
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Serão bem-vindos trabalhos que enfatizem os processos formativos de professores da Educação Básica e da Educação Superior, bem como pesquisas, relatos de experiência e ensaios que tenham como foco principal a formação inicial, continuada e em serviço dos profissionais da educação, os currículos dos cursos de licenciatura, as políticas educacionais destinadas à formação para a docência na Educação Básica, entre outras temáticas que destaquem a formação docente. O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura também é tema central de interesse neste grupo de trabalho.
Edson Almeida Rodrigues de Sousa
Lucas Matheus Garcia Tôrres
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 81: https://meet.google.com/oqe-xyxo-xiq
Sala 82: https://meet.google.com/rnn-jqxv-pvi
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: O conceito de escola e de prática educacional tem mudado nas últimas décadas, extrapolando a formação acadêmica e caminhando rumo à construção de habilidades. Nessa trajetória, comunidades e estudantes que não eram contemplados pelas políticas educacionais puderam adentrar à instituição, aumentando a participação dos indivíduos em práticas escolarizadas. Os usos digitais, além de terem aumentado a complexidade do fluxo de informações, dispõem da capacidade de influenciar hábitos, fazendo emergir novos gêneros que são produzidos para atender às novas demandas. Para encurtar as fronteiras entre escola e sociedade, os usos digitais da leitura e da escrita vêm sendo a principal ferramenta nesse processo que tanto é inclusivo como capacitador. A vida digital e os textos digitais permitem a confluência de esforços no campo da leitura e da escrita, na medida em que a escola, ao assimilar tais usos, dá contornos sociais significativos ao fazer estudantil. Os projetos de letramento (leitura e escrita) associados às tecnologias digitais oferecem a possibilidade de superar as barreiras de tempo e espaço nas interações e requererem pouco ou nenhum recurso financeiro. Nesse sentido, este grupo de discussão pretende reunir pesquisadores e professores empenhados na articulação entre letramento digital e ensino de línguas, vinculados a diferentes campos e vertentes teóricas, que tenham como objetivo compartilhar experiências de sala de aula ou propor avanços teóricos ou epistemológicos para o processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 91: https://meet.google.com/znf-czkw-qbr
Sala 92: https://meet.google.com/qpf-ehyr-cxe
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Neste Grupo de Discussão, pretendemos debater o ensino de língua inglesa na escola pública de nível médio. Para o debate, serão acolhidos trabalhos que se proponham a discutir: a concepção da língua inglesa em documentos oficiais; métodos e abordagens para o ensino da língua inglesa; materiais didáticos e atividades para o ensino da língua inglesa; relatos de experiência de ensino da língua inglesa; o uso de tecnologias digitais para o ensino da língua inglesa; a formação do professor de inglês para a escola pública; demais temas e intersecções que possam contribuir para a discussão.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 101: https://meet.google.com/mkk-gnbx-pzq
Sala 102: https://meet.google.com/pxe-ytrs-dga
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: A pesquisa em ensino de ciências é amparada em múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas que constituem uma riqueza imensa de possibilidades de investigações teóricas e práticas. A proposta desse Grupo de Discussão é debater o ensino de ciências nos níveis fundamental e médio da escola pública. O GD receberá trabalhos que tratem da proposição, elaboração, execução e validação de propostas de ensino de ciências para qualquer série/ano do ensino fundamental e médio.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 111: https://meet.google.com/tob-tibv-gki
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Esse grupo de discussão propõe pôr em evidência e diálogo investigações que evidenciam o sujeito e a formação de subjetividades nas relações que envolvem os processos de ensino. É interesse deste grupo ressaltar a diversidade de abordagens teórico-metodológicas mobilizadas para a realização de estudos com este foco. Assim, está aberto a receber trabalhos que resultem de estudos concluídos e/ou em andamento, memoriais ou relatos de experiência, que contemplem análises pautadas em referenciais diversos e que tenha foco nas subjetividades e no ensino.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: Manhã e tarde
Sala 121: https://meet.google.com/jwx-cfwb-kpz
Sala 122: https://meet.google.com/ote-phva-kdz
Sala 123: https://meet.google.com/sbk-vvzf-sfh
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: As práticas sociais em que agimos por meio da fala, da escrita, da escuta e da leitura constituem o foco desse GT em que traçaremos discussões sobre oralidade e letramentos. Como destacou Marcuschi (2007), os usos citados acima são realizações da mesma língua em situações diferentes de produção que solicitam um domínio da vida social, e é por pensar nessas produções específicas que refletimos acerca das possibilidades de percepção dessas práticas e enfatizamos a relevância de discutir como os usos sociais da leitura e da escrita e as práticas interativas permeadas pela fala e pela escuta são abordadas na escola.
Data: 29 de julho
Horário: 13h00
Sala 131: https://meet.google.com/mqr-ehjt-pxk
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Esse GD tem como finalidade articular discussões em torno das políticas de currículo e da atuação dos sujeitos escolares, especialmente professores, em suas práticas de ensino-aprendizagem na escola, tais como o uso de diferentes metodologias, programas e projetos, oficiais ou de iniciativa das escolas. Aberto a trabalhos diversos que resultem de estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento, relatos de experiência e memoriais, pautados por análises teórico-metodológicas de diferentes matizes.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 141: https://meet.google.com/itn-zoik-sdn
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Esse GD tem como finalidade articular discussões em torno da atuação de pedagogos e pedagogas nos espaços não-escolares: hospitais, ONGs, presídios, empresas e tantos outros espaços não-escolares nos quais a atuação desses profissionais se façam presentes. Aberto a trabalhos diversos que resultem de estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento, relatos de experiência e memoriais, pautados por análises teórico-metodológicas de diferentes matizes.
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 151: https://meet.google.com/rnd-epof-axe
Sala 152: https://meet.google.com/gvg-ackj-vay
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa: Esse GD foi para as comunicações que não se adequaram à temática do GD escolhido inicialmente.
Coordenação
Francisca Natália da Silva
Monitoria
Eliel Moraes da Silva
Data: 29 de julho
Horário: 13h00
Sala 161: https://meet.google.com/exb-kmuh-ckf
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.