SENACEM VI
Base Nacional, currículo e práticas inovadoras:
Caminhos Para a Escola de Qualidade
SENACEM VI

Grupos de Discussão

DEFINIÇÃO

Grupo de Discussão (GD) é o espaço destinado para apresentação de COMUNICAÇÕES ORAIS, com os artigos oriundos das comunicações sendo publicados nos anais do evento (contanto que sejam enviados no prazo estabelecido e atendam às normas de formatação). Os GDs, em torno de 16 (dezesseis), foram propostos por docentes e pesquisadores (as) universitários (as), possibilitando abranger diversos subtemas relacionados à educação e ao ensino na escola pública. Desta maneira, o/a participante pode escolher o GD que mais se aproxime de seu trabalho, submetendo o resumo. Caso o resumo seja aprovado, o trabalho completo deverá ser enviado ao e-mail do grupo de discussão escolhido. 

 

INFORMES SOBRE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

  • O GD acontecerá pela plataforma Google Meet, conforme o link da sala de cada grupo. Verifique seu nome e o título de seu texto, o dia e horário, bem como a ordem de apresentação, na LISTA DO GD, já disponível no Caderno de Programação. Acesse na aba 'Programação";
  • Todos os trabalhos submetidos, aprovados e enviados no prazo, poderão ser apresentados. Faz-se necessário, no entanto, que todos os (as) autores (as) tenham comprovado o pagamento da taxa;
  • Os trabalhos poderão ser apresentados por qualquer um dos autores e/ou das autoras. Entretanto, não será permitida a apresentação por pessoas que não fazem parte do resumo/artigo;
  • Cada trabalho contará com 10 (dez) minutos para a apresentação;
  • Cabe aos (às) autores (as) a responsabilidade de transmitir as suas apresentações;
  • Os certificados serão enviados para os (as) participantes, por e-mail, tipo mala direta. Somente receberão certificados de apresentação os (as) autores (as) dos trabalhos apresentados;
  • Atenção! Os autores e autoras que apresentarem os trabalhos deverão assinar a lista de frequência disponibilizada pelos (as) monitores (as) de cada GD.

 

Selecione o Grupo de Discussão abaixo para mais informações:

  Ementa: O GD aceita trabalhos oriundos de pesquisas e reflexões, concluídas ou em andamento, que abordem práticas, didáticas, teorias e metodologias sobre a formação em nível superior, bem como a dinâmica e interrelações da formação de professores, inicial e continuada, em cursos de graduação e de pós-graduação.

Coordenação
Mário Gleisse das Chagas Martins
Iure Coutre Gurgel
 
Monitoria
Pablo Jardel Oliveira do Rosário
 
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 11: https://meet.google.com/tpt-vtpb-ziw

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Ementa: Neste Grupo de Discussão, pretendemos debater a educação profissional, científica e tecnológica de nível médio. Para o debate, serão acolhidos trabalhos de natureza teórica ou empírica sobre a formação profissional, sobre a educação para as ciências da natureza e educação tecnológica.

Coordenação
Leonardo Alcântara Alves
Albino Oliveira Nunes 
 
Monitoria
Manoel Batista de Lima Neto
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 14h00
Sala 21: https://meet.google.com/qsi-stza-phe

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Ementa: O GD aceita trabahos oriundos de pesquisas e reflexões, concluídas ou em andamento, que envolvam abordagens teóricas, experiências didáticas e aportes metodológicos, bem como suas implicações na sociedade contemporânea, sobre tecnologias e comunicação em sala de aula.

Coordenação
Jucieude de Lucena Evangelista
Verônica Maria de Araújo Pontes
Monitoria
Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos

 

Data: 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 31: https://meet.google.com/ten-wdkj-ryf

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: História e Educação como áreas de conhecimento têm suas especificidades. Contudo, também  têm seus encontros, colaboram mutuamente e reciprocamente se auxiliam quando abordam temáticas de interesse de ambas.
Sob a perspectiva interdisciplinar, a Educação busca nas metodologias da História seus registros de memória, recorre às imagens e aos textos escritos o que testemunham seus rastros e sua identidade. Por sua vez, a História busca na Educação maneiras de sobre o passado ensinar, bebendo da didática modos eficientes para a entendimento  daquilo que não é mais presente, mas que se presentifica no momento de seu ensino.
Este Grupo de Discussão recebe trabalhos concluídos ou em fase de conclusão, em forma de artigo/apresentação que discorram sobre a estreita relação entre História e Educação, como áreas de conhecimentos que, respeitando suas especificidades, mutuamente colaboram para o êxito das pesquisas. Para tanto, são bem-vindos trabalhos que contemplem temáticas sobre memória, conteúdos imagéticos, fontes escritas ou outros artefatos de caráter indiciário; propostas didáticas para o Ensino de História, metodologias e uso de fontes novas para o ensino acerca de um passado.

Coordenação
Paulo Augusto Tamanini
Margarita Villegas 
 
Monitoria
Gislânia Dias Soares
Karen Rodrigues Shirahama Modesto
Márcio Araújo de Almeida
 

Data: 29 de julho
Horário: 9h00
Sala 41: https://meet.google.com/fam-imxq-kyr
Sala 42: https://meet.google.com/nqa-ymxu-idt

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: Apresentar e discutir pesquisas desenvolvidas a partir das experiências e investigações realizadas nos programas formativos como o PIBID, RESPED e outros. Intencionalidades pedagógicas das atividades propostas pelos projetos e subprojetos dos programas formativos. Os programas formativos e a Política Nacional de Alfabetização. Estratégias formativas que fundamentam o aprendizado inicial e continuado da profissão docente junto à universidade. Contribuições dos programas formativos para a formação humana e docente. Ações formativas desencadeadas pelos programas formativos, junto à universidade e escolas envolvidas nos programas, em tempos de pandemia. Impactos positivos das ações didáticas experienciadas pelos partícipes dos programas formativos na universidade e salas de aula das escolas parceiras.

Coordenação
Míria Helen Ferreira de Souza
Antonia Maira Emelly Cabral da Silva
Nuzia Roberta Lima
 
Monitoria
Luana Victória da Costa Cabral
Karolaine de Melo Almeida 
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 51: https://meet.google.com/gcp-kwha-bmf
Sala 52: https://meet.google.com/nod-reob-rxw 
Sala 53: https://meet.google.com/gik-vmeh-xem

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: Este Grupo de Discussão pretende congregar trabalhos que tratem sobre o ensino das práticas de linguagem de leitura e de escrita em espaços escolares, notadamente no Ensino Médio, numa abordagem interdisciplinar. À vista disso, serão aceitos trabalhos que tratam a respeito de experiências pedagógicas exitosas no ensino da leitura e da escrita, do tratamento dessas práticas em livros didáticos e em documentos oficiais, do recurso às tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, da atuação do professor na condução desses processos, assim como de outras questões que possam estar com o tema relacionadas.

Coordenação
Ananias Agostinho da Silva
Mariza Angélica Paiva Brito 
 
Monitoria
Amanda Aparecida da Costa

 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 61https://meet.google.com/oaq-bted-qyt

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: O GD aceita trabahos oriundos de pesquisas e reflexões, concluídas ou em andamento, que envolvam abordagens teóricas, experiências didáticas e aportes metodológicos, bem como as possibilidades e desafios da formação docente, em nível de graduação e pós-graduação, sobre o ensino de música, linguagens e artes na escola.

Coordenação
Giann Mendes Ribeiro 
 
Monitoria
Cleyton Oliveira Tibúrcio
 

Data: 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 71: https://meet.google.com/xnk-zvoq-uja

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: Serão bem-vindos trabalhos que enfatizem os processos formativos de professores da Educação Básica e da Educação Superior, bem como pesquisas, relatos de experiência e ensaios que tenham como foco principal a formação inicial, continuada e em serviço dos profissionais da educação, os currículos dos cursos de licenciatura, as políticas educacionais destinadas à formação para a docência na Educação Básica, entre outras temáticas que destaquem a formação docente. O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura também é tema central de interesse neste grupo de trabalho.

Coordenação
Emerson Medeiros
Adriano Lucena Gois 
 
Monitoria

Edson Almeida Rodrigues de Sousa
Lucas Matheus Garcia Tôrres

 

Data: 29 e 30 de julho 
Horário: 13h00
Sala 81: https://meet.google.com/oqe-xyxo-xiq
Sala 82: https://meet.google.com/rnn-jqxv-pvi

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: O conceito de escola e de prática educacional tem mudado nas últimas décadas, extrapolando a formação acadêmica e caminhando rumo à construção de habilidades. Nessa trajetória, comunidades e estudantes que não eram contemplados pelas políticas educacionais puderam adentrar à instituição, aumentando a participação dos indivíduos em práticas escolarizadas. Os usos digitais, além de terem aumentado a complexidade do fluxo de informações, dispõem da capacidade de influenciar hábitos, fazendo emergir novos gêneros que são produzidos para atender às novas demandas. Para encurtar as fronteiras entre escola e sociedade, os usos digitais da leitura e da escrita vêm sendo a principal ferramenta nesse processo que tanto é inclusivo como capacitador. A vida digital e os textos digitais permitem a confluência de esforços no campo da leitura e da escrita, na medida em que a escola, ao assimilar tais usos, dá contornos sociais significativos ao fazer estudantil. Os projetos de letramento (leitura e escrita) associados às tecnologias digitais oferecem a possibilidade de superar as barreiras de tempo e espaço nas interações e requererem pouco ou nenhum recurso financeiro. Nesse sentido, este grupo de discussão pretende reunir pesquisadores e professores empenhados na articulação entre letramento digital e ensino de línguas, vinculados a diferentes campos e vertentes teóricas, que tenham como objetivo compartilhar experiências de sala de aula ou propor avanços teóricos ou epistemológicos para o processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias.

Coordenação
Vicente de Lima Neto
José Ribamar Lopes Batista Junior 
 
Monitoria
Hiuan Pacheco Costa
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 91: https://meet.google.com/znf-czkw-qbr
Sala 92: https://meet.google.com/qpf-ehyr-cxe

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: Neste Grupo de Discussão, pretendemos debater o ensino de língua inglesa na escola pública de nível médio. Para o debate, serão acolhidos trabalhos que se proponham a discutir: a concepção da língua inglesa em documentos oficiais; métodos e abordagens para o ensino da língua inglesa; materiais didáticos e atividades para o ensino da língua inglesa; relatos de experiência de ensino da língua inglesa; o uso de tecnologias digitais para o ensino da língua inglesa; a formação do professor de inglês para a escola pública; demais temas e intersecções que possam contribuir para a discussão.

Coordenação
Samuel de Carvalho Lima
Jeová Araújo Rosa Filho
 
Monitoria
Ivo Camargo André Alves
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 101: https://meet.google.com/mkk-gnbx-pzq
Sala 102: https://meet.google.com/pxe-ytrs-dga

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: A pesquisa em ensino de ciências é amparada em múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas que constituem uma riqueza imensa de possibilidades de investigações teóricas e práticas. A proposta desse Grupo de Discussão é debater o ensino de ciências nos níveis fundamental e médio da escola pública. O GD receberá trabalhos que tratem da proposição, elaboração, execução e validação de propostas de ensino de ciências para qualquer série/ano do ensino fundamental e médio.

Coordenação
Marcelo Nunes Coelho
Luciana Medeiros Bertini
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 111: https://meet.google.com/tob-tibv-gki

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: Esse grupo de discussão propõe pôr em evidência e diálogo investigações que evidenciam o sujeito e a formação de subjetividades nas relações que envolvem os processos de ensino. É interesse deste grupo ressaltar a diversidade de abordagens teórico-metodológicas mobilizadas para a realização de estudos com este foco. Assim, está aberto a receber trabalhos que resultem de estudos concluídos e/ou em andamento, memoriais ou relatos de experiência, que contemplem análises pautadas em referenciais diversos e que tenha foco nas subjetividades e no ensino.

Coordenação
Marcelo Morais
Daniel Syllas Pereira Souza
Soraya Nunes dos Santos Pereira
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: Manhã e tarde
Sala 121: https://meet.google.com/jwx-cfwb-kpz
Sala 122: https://meet.google.com/ote-phva-kdz
Sala 123: https://meet.google.com/sbk-vvzf-sfh

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Ementa: As práticas sociais em que agimos por meio da fala, da escrita, da escuta e da leitura constituem o foco desse GT em que traçaremos discussões sobre oralidade e letramentos. Como destacou Marcuschi (2007), os usos citados acima são realizações da mesma língua em situações diferentes de produção que solicitam um domínio da vida social, e é por pensar nessas produções específicas que refletimos acerca das possibilidades de percepção dessas práticas e enfatizamos a relevância de discutir como os usos sociais da leitura e da escrita e as práticas interativas permeadas pela fala e pela escuta são abordadas na escola.

Coordenação 
Elaine Forte
Verônica Maria de Araújo Pontes
Maria Carmem Silva Batista
 

Data: 29 de julho
Horário: 13h00
Sala 131: https://meet.google.com/mqr-ehjt-pxk

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ementa: Esse GD tem como finalidade articular discussões em torno das políticas de currículo e da atuação dos sujeitos escolares, especialmente professores, em suas práticas de ensino-aprendizagem na escola, tais como o uso de diferentes metodologias, programas e projetos, oficiais ou de iniciativa das escolas. Aberto a trabalhos diversos que resultem de estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento, relatos de experiência e memoriais, pautados por análises teórico-metodológicas de diferentes matizes.

Coordenação
Zacarias Marinho
Samara Fernanda Guimarães Galvão
 
Monitoria
Elânio Rodrigues de Araújo Freitas
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 141: https://meet.google.com/itn-zoik-sdn

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ementa: Esse GD tem como finalidade articular discussões em torno da atuação de pedagogos e pedagogas nos espaços não-escolares: hospitais, ONGs, presídios, empresas e tantos outros espaços não-escolares nos quais a atuação desses profissionais se façam presentes. Aberto a trabalhos diversos que resultem de estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento, relatos de experiência e memoriais, pautados por análises teórico-metodológicas de diferentes matizes.

Coordenação
Hemaúse Emanuele da Silva
Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire
 
Monitoria
Laura Amélia Pereira Pinheiro
 

Data: 29 e 30 de julho
Horário: 13h00
Sala 151: https://meet.google.com/rnd-epof-axe
Sala 152: https://meet.google.com/gvg-ackj-vay

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ementa: Esse GD foi para as comunicações que não se adequaram à temática do GD escolhido inicialmente.

Coordenação
Francisca Natália da Silva

Monitoria
Eliel Moraes da Silva

Data: 29 de julho
Horário: 13h00
Sala 161: https://meet.google.com/exb-kmuh-ckf

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Image is not available
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Play
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available
Image is not available

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Palestra:
Movimentos em defesa da qualidade do ensino e da escola pública.

Image is not available
previous arrow
next arrow
Slider

Contatos:

Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Faculdade de Educação - FE/UERN
Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO

Campus Universitário Central
BR 110 - Km 46, Rua Prof. Antônio Campos, s/n - Costa e Silva
CEP: 59.633-010 - Mossoró/RN
(84) 3315-2203 (Faculdade de Educação)

senacem.uern@gmail.com